"O Professor Odilon Ferraz Barbosa ou melhor, o Prof. Barbosinha, sempre bem humorado e alegre. É uma lembrança marcante para aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Na foto acima um conjunto de ícones de uma geração de ouro, os inesquecíveis professores Adolfo Guilherme (de costas), Hebert Dutra, Odilon Barbosa e Lincoln Raso."- Nelson Antonio Simião.
Nesta data comemorativa do seu centenário de nascimento seguem alguns depoimentos sobre as marcas indeléveis que nos deixou em razão dessa convivência:
"Completar um século de vida é pertencer a História do mundo de uma forma mais profunda, autêntica e rara. Hoje Você alcança essa grande data e nós não poderíamos deixar de prestar está homenagem. Nosso Grande Pai e Mestre muita luz Divina por celebrar a marca dos 100 anos! E a vida continua. Saudades!" - Marco Antonio Barbosa.
"Caro Marco Antonio Barbosa, plagiando o nosso compositor, poeta e cantor oficial, o Canhão, “permita-me” falar um pouco sobre o prof. Odilon Ferraz Barbosa. Barbosinha foi meu prof. nos primeiros semestres da EEF-UFMG e tinha um enorme carisma sobre toda a turma, nos recebia diariamente com brilho nos olhos e sempre com muita alegria. Parecia que em cada aula ele se realizava, ele se divertia e terminava as aulas com enorme energia. É verdade, dar aulas para o Barbosinha era um enorme prazer. Sustentado por uma pedagogia natural e própria, que vinha da sua simplicidade e de seu incrível conhecimento sobre como educar e encantar os alunos, nos presenteava em todas as aulas - repito em todas as aulas - com novas cantigas de roda, danças folclóricas do mundo inteiro, tradições musicais regionais, histórias e lendas culturais. E sempre, todo este “material” didático estava na sua mente... Ele não lia nada, sabia absolutamente tudo de cor. No início do semestre nos apresentou uma apostila com 86 folhas mimeografadas com todas as canções, cantigas, histórias, que iria utilizar durante os seis meses seguintes. Como recém universitário eu não enxergava muito valor nas atividades propostas pelo Barbosinha, mas depois, os ensinamentos dele foram fundamentais e decisivos para minha prova de ingresso na PBH diante da banca examinadora da UFMG e assim por toda a minha vida profissional. Ele me ensinou a entender e lidar com gente. Hoje meu filho está estudando em uma escola que utiliza a pedagogia Waldorf que é um reposicionamento da educação infantil com escolas especializadas em todo mundo. “A Pedagogia Waldorf parte de uma visão antropológica, que vê o homem como um conjunto harmônico que abrange três dimensões: físico, anímico e espiritual. Dessa maneira, fundamenta as práticas educativas que desenvolvem o aluno de forma integral, ou seja, associando habilidades corporais, cognitivas e emocionais.” Assim, hoje tenho a certeza de que o querido e inesquecível prof. Barbosinha estava anos luz à frente do seu tempo, aplicando nos anos 1970 tecnologias educacionais e processos pedagógicos que são hoje super modernos e que tem por objetivo construir uma base emocional sólida, necessária para o desenvolvimento intelectual. Muito obrigado ao prof. Odilon Ferraz Barbosa!!!" - Antonio Eduardo Muzzi Machado.
"Merece todo o meu afeto e respeito. Um mestre... Um amigo... Uma lenda... Apadrinhou meu primeiro emprego como professor... Me acalentou quando meu pai desencarnou e órfão fiquei aos 16 anos. Impossível esquecê-lo. ETERNA GRATIDÃO"! ALEGRIA era o sobrenome do Mestre Barbosinha! Somos uma geração de PRIVILEGIADOS por termos tido a graça e a sorte da vida nos ter ofertado tantos maravilhosos e dedicados MESTRES. Ataíde; Lincoln; Barbosinha; Wilson Bonfim; Valdir; Adolfo Guilherme... e tantos outros... Oh sorte, meu Deus! GRATIDÃO. DEUS OS TENHA EM LUZ! Ataíde está ainda aí... firme! Temos que honrá-lo em vida! - Nil Lus, ou Nilton Cruz ou melhor, Canhão.
"Eterno amigo e mestre. Sempre estará conosco". - George Lodder Lisboa.
"Só consigo lembrar dele associando com boas passagens e sempre alegre e brincalhão. Este fez o mundo ficar mais feliz!!!" - Heraldo Marcus Rosi Cruvinel.
"Certamente um mestre que marcou nossa história de vida com seu carinho, amizade, alegrias e competência!!!" - Lúcio Flávio Pellucci Duarte.
"Grande Mestre Barbosinha! Tenho a honra de ter sido seu aluno e amigo! Que Deus esteja ao seu lado! " - Adailton Eustáquio Magalhães.
"Que show! Lincoln meu técnico, Barbosinha professor no Estadual e Adolfo Guilherme professor de vôlei na EEF! Muito bacana!" - Guilherme Ângelo Raso.
"Meus Mestres!" - Marta Eloisa Oliveira Soares.
"Também tive o prazer de ter Lincoln e Adolfo Guilherme como técnicos, Adolfo em uma rápida passagem minha como levantador no Minas (indicado pelo Ataíde) e de conviver com o grande Barbosinha no Central, que nos intervalos nos dava escondido biscoitos dos professores para lanchinho! Que lembranças gratificantes." - André Luiz Corrêa Dias.
"Grande Barbosa. Eternamente entre as minhas boas lembranças e mais um mestre que tive na vida." - Rodrigo de Andrade Alvim.
"Grande Barbosinha! Meu primeiro prof de Ed. Física na 1a.M no Colégio Estadual." - Luiz Flávio Porto Pedrosa.
"Show Toninho! Não tive o prazer de ter o Barbosinha na EEF. Por sua humanidade e simplicidade já estava na vanguarda da educação. Compartilho suas impressões e conclusões. Valeu pelo texto. Grande abraço." - Marcus Moura Teixeira.
"Meus amigos. Subscrevo todas as mensagens e homenagens relativas ao Barbosinha. Grande figura. Acrescento que ele trouxe o futebol de salão para Minas Gerais através da ACM. Tive o prazer de jogar nas peladas do América e Barbosinha jogava na ponta esquerda, com um canhão na canhota. Craque em tudo, campeão na amizade e competência. Abraços" - Afonso Celso Raso.
"Com o relator. " Decano", falou e disse. De Mestre para outro Mestre. Na gíria Esportiva, Barbosinha foi um " MONSTRO"" - Paulo Sérgio Oliveira.
"Conheci ele muito brevemente quando entrei na EEFFTO! Sempre de bom humor, sempre disposto a auxiliar. Ele me contava das vezes que foi a BSAS - Buenos Aires! Muito respeitado por lá pelo pessoal da área da recreação, do “guru” de lá, Prof. Cutrera!"- Pablo Juan Greco.
"Ele foi um anjo que passou em nossas vidas." - Ricardo Avelino Trade.
"Toninho Muzzi, fiquei muito emocionado pelas suas palavras. Já enviei à família pois acho muito importante saberem do que representa para Ed. Física a vida do Educador de raiz. Também tive este contato e com certeza me ajudou na minha experiência de vida e conduta frente a Educação. Realmente temos uma eterna gratidão aos Nobres Mestres que tivemos na nossa formação. São, sem dúvida, um exemplo de vida. Muito grato. Abçs." - Marco Antonio Barbosa.