Nossa organização foi criada por um grupo de pessoas que conviveram com o Professor Lincoln Raso como alunos, atletas, colegas de trabalho, parentes e amigos.
No dia 08 de abril de 2018, durante um Encontro Social no espaço gourmet do edifício do apartamento de Gustavo Alberto Raso e Solange Franco Raso, filho e nora de Lincoln Raso, estavam presentes diversas pessoas que se articularam para que nesse dia de comemoração do que seria o 92o aniversário de Lincoln Raso, fosse definido como a data de fundação do Instituto Lincoln Raso.
Dito e feito, nasceu a nossa organização com propósitos idealistas, espírito coletivo e cidadão.
Logo após a fundação, a primeira composição de gestão escolhida foram Nelson Antônio Simião, Carlos Eustáquio Brum da Silveira, Guilherme Angelo Raso, Ricardo Avelino Trade e Gustavo Alberto Raso para o Conselho Gestor e Paulo Sergio de Oliveira, Afonso Celso Raso e Rodrigo de Andrade Alvim para o Conselho Fiscal. Estas pessoas ficaram incumbidas de dar vida ao ILR nos seus primeiros passos.
O grupo se articulou, distribuiu funções entre si, foi vencendo etapas e desenvolvendo idéias e ações dando corpo ao Instituto.
Foram diversos procedimentos para que o ILR se tornasse efetivo e formalmente atuante, tais como:
1- Registro da Ata de fundação, do Termo de posse dos Conselheiros e do Estatuto no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Belo Horizonte (Jero Oliva)
2- Registro no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
3- Realização de nossa Primeira Assembleia Geral Ordinária
4- Registro na Prefeitura de Belo Horizonte do seu primeiro endereço cedido pelo Esporte Clube Ginástico
5- Abertura de Conta Bancária em agência da Caixa Econômica Federal
6- Elaboração dos Regimentos Internos
7- Elaboração do Código de Conduta Ética
8- Elaboração de calendário de atividades
9- Organização Administrativa e operacional apoiada no ambiente Google com seus aplicativos, dentro da formato do Workspace. ( e-mail, drive, fotos, formulário, Meet, etc)
10- Criação de meios de comunicação entre os associados no WhatsApp no Grupo ILR para todos os membros e Conselho ILR para o grupo de conselheiros.
11- Contratação de serviços de contabilidade
12- Criação e gerenciamento de página institucional no aplicativo Facebook
13- Realização de encontros sociais regulares (alguns por videoconferência), mantendo acesa a chama da união e espírito coletivo de nosso Instituto.
14- Elaboração de procedimento formal por meio de Termo de Adesão para os associados.
15- Criação de cadastro geral dos membros associados por meio do aplicativo Contatos do Google
Tudo isso foi feito via voluntariado e apesar da pandemia do Covid 19, que afetou diretamente os nossos planos de avançar em 2020 na execução de nossos projetos.
No final de 2020 foram realizadas as eleições para renovação dos conselheiros com mandato até 2023.
Em 2021 os conselheiros mantiveram o distanciamento físico recomendado, porém conseguiram de forma virtual avançar na organização do ILR, com vistas a um cenário pós Covid 19 para a partir 2022, de fato empreender os programas e projetos sonhados.
Compreendendo que ao final do ano de 2021 foram cumpridas as etapas de criação e confirmação do ILR e implantada as condições da fase operacional, o ILR por meio de seus membros associados consolidou e confirmou decidir seguir em frente com os programas e projetos escolhidos.
Atuar com crianças, jovens, adultos e seniores no aprendizado e na boa prática do esporte.
Preservar as memórias do handebol, do esporte e da vida tanto de nosso mentor como de seu legado.
Premiar as pessoas físicas e jurídicas que se destaquem na promoção e evolução do esporte e educação.
Engajar-se nas ações que promovam o bem estar social.
Participar ativamente da criação e disseminação do conhecimento do esporte e da educação.
Celebrar as conquistas e as relações humanas entre as pessoas enfatizando seu espírito coletivo e colaborativo.